Processo de escolha de representantes da sociedade civil para o CEDCA – MA

Processo de escolha de representantes da sociedade civil para o CEDCA – MA

                 Como parte das atividades do processo de escolha de representantes da sociedade civil para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança do Adolescente do Maranhão (CEDCA-MA), aconteceu ontem, dia 22, no Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini, a roda de conversa: “O papel das Organizações da Sociedade Civil no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente”. O evento foi organizado pelo Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão – Fórum DCA –MA.

                 A facilitadora da roda, Lissandra Leite, consultora do Unicef em São Luís e ex-presidente do CEDCA-MA, comentou sobre a importância da participação da sociedade civil para a defesa de direitos de crianças e adolescentes. “A fiscalização de políticas públicas é uma conquista do povo. Não é algo que foi dado ou simplesmente assegurado em uma lei. Foi um direito conquistado com lutas. Dessa forma, a sociedade civil não pode abrir mão de estar nesses espaços”, destaca.

                 Estiveram presentes à roda membros de treze organizações ligadas ao Fórum DCA, entre eles, a representante do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão, GACC-MA, Alda Silveira, que falou sobre seu envolvimento com as causas defendidas na roda. “É muito bom estar aqui nos bastidores das discussões sobre a infância. Eu percebo a importância dessa reunião e me dedico ao máximo para estar por dentro de discussões como essa”, frisa.

                 Durante a atividade, houve um espaço para que representantes das entidades já inscritas como candidatas expusessem as expectativas e compromissos de suas organizações em relação do Conselho.

                   O prazo para registros de candidaturas para assento no CEDCA encerra-se no próximo dia 24.   As inscrições podem ser feitas na Agência de Notícias da Infância Matraca, localizada na Rua da Montanha Russa, n° 22, das 8h às 12h, no Centro de Defesa PE. Marcos Passerini, localizado na Rua Sete de Setembro, nº 208, das 14h às 17h, ou através do e-mail: forumdca_sl@yahoo.com.br), devendo os documentos, neste último caso, ser enviados digitalizados.

                 Edital, regulamentos e outros documentos necessários para o processo podem ser encontrados nos sites do Cedca (www.cedca-ma.org.br) e da Matraca (www.matraca.org.br) e na página do facebook do CEDCA – MA.